Guerra Civil Líbia



Trazendo até você um fato passado, porém de importante temática, iniciou-se em meados de fevereiro de 2011 na Líbia uma guerra civil, para muitos que não compreendem, uma guerra civil é formada quando a população se vê açoitada por regras que não trazem benefícios para a qual, assim sendo se inicia o trabalho árduo de se agir contra essas ações.
Acontece que nesta guerra os protestos são contra a ditadura de Muammar Abu Minyar al-Gaddafi, que é nada mais nada menos que o Chefe de Estado (Presidente do Conselho do Comando Revolucionário da Líbia). Os manifestantes exigiam mais liberdade e democracia, mais respeito pelos direitos humanos, uma melhor distribuição da riqueza e a redução da corrupção no seio do Estado e das suas instituições.
A rebelião teve início na região de Cirenaica, em cidades como Bengasi, Al Bayda' e Derna, e em vários outros locais, porém em menor grau.

Para evitar o "efeito dominó" dos vizinhos Tunísia e Egito, o governo líbio reservou um fundo de 24 milhões de dólares no dia 27 de janeiro de 2011, para financiar a construção de habitações e desenvolver socialmente o país. Vários intelectuais aliaram-se aos manifestantes, e, na sua maioria, foram presos, como o escritor e comentarista político Jamal al-Hajji, preso em 1° de fevereiro, que teria "apelado pela Internet aos protestos pela liberdade na Líbia",e acusado dois dias depois, o que motivou protestos da Amnistia Internacional que alega que al-Hajji está preso por razões políticas não-violentas.
O site Euronews havia noticiado que a Líbia poderia estar caminhando para uma guerra civil, sendo que Cirenaica (Região petrolífera do Leste do país) declarou-se independente, assim governo transitório evocou um eventual recurso às armas para evitar a divisão da Líbia.
Hoje temos certeza disso:
A série de protestos, acentuada por uma onda de violência, na Líbia provocou cerca de 6 mil mortos até o momento – desde o começo das manifestações em 15 de fevereiro.
O porta-voz da federação, Ali Zeidan, disse que o número de mortos pode ser ainda maior. “Os corpos das vítimas dos bombardeamentos em Trípoli foram retirados em caminhões e enterrados em valas comuns fora da capital. Os feridos desapareceram dos hospitais para que apaguem os vestígios dos seus crimes”, disse.
O governo líbio, no entanto, confirma apenas 300 mortos. O último relatório da federação, de 23 de fevereiro, indicou 640 mortos. Organizações não governamentais indicaram até hoje cerca de mil a 2 mil mortos .
Uma Guerra dessa desenvoltura mostra o quanto uma população pode sofrer com seu país... Esperemos que não cheguemos a tal ponto, mas que nossos dirigentes políticos possam ao menos olhar um pouco para as leis e observa o quanto estão a denegrir a imagem de nosso país. A reflexão gera polêmicas, porém a polêmica pode libertar, a não ser que você queira permanecer para sempre aprisionado ás rédeas estatais impostas á você.
Pense nisso, Noblesse Oblige. Mensagem Entregue. Que Deus o acompanhe.


Max Millian
Noblesse Oblige [ID1]
Chefe do Departamento de Informação


Penulis : Unknown ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel Guerra Civil Líbia ini dipublish oleh Unknown pada hari segunda-feira, 9 de julho de 2012. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 2 komentar: di postingan Guerra Civil Líbia
 

2 comentários:

  1. Vc escreve mtu bem foi bem transmitido a informação. Parabéns \0

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o ano passado era na Líbia, Tunísia, Egito etc e esse ano é na o massacre na Síria!!!

    ResponderExcluir